sábado, 18 de setembro de 2010

PNEUMATOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO (2)

Dando continuidade a série de artigos sobre a doutrina do Espírito Santo iremos continuar falando sobre A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO.

O Espírito Santo, como Deus, age de maneira multiforme.

Em 1 Coríntios 2.4-12, o Espírito de Deus é mencionado de modo enfático como devendo ter toda primazia em nossas vidas, em nosso meio e em nosso trabalho. O espírito do homem, mencionado no versículo 11, só entende as coisas humanas, terrenas, naturais (Pv 20.27;27.19;Jr 17.9). Nossa santificação deve, pois, prevalecer em nosso espírito, e daí abranger alma e corpo (1 Ts 5.23).


Na primeira passagem em apreço, o "espírito do mundo" também é mencionado (v.12), o qual é pecaminoso e nocivo ao cristão. O aviso sobre isso, na Palavra de Deus, é enfático e claro (1 Jo 2.15-17;5.19;Jo 14.30; 17.14,16).

Seis diferentes "coisas" aparecem na passagem de 1 Coríntios 2.9-16: (1) as que Deus preparou para os que o amam (v.9); (2) as das profundezas de Deus (v.10); (3) as do homem (v.11); (5) as espirituais (v.13); e (6) as do Espírito de Deus (v.14). Uma dessas "coisas" alude à esfera humana; as demais são da parte de Deus. Isso denota a sua multiforme ação.

Ainda tomando como base o texto de 1 Co. 2.4-14, vemos que o Espírito Santo é mencionado juntamente com o Senhor Deus (vv.5,7,9-12,14) e o Senhor Jesus Cristo (v.8; também os vv. 2,16), o que já denota a divindade do Espírito Santo. Essa sublime verdade da Trindade Santa vê-se também através da Bíblia em muitas outras passagens, como 1Co. 12.4-6.
Continua...


PNEUMATOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO (1)


Daremos inicio a uma séire de artigos sobre Pneumatologia, doutrina que se ocupa do estudo da Pessoa do Espírito Santo como Deus e integrante da Santíssima Trindade. Toda a sua obra, desde a conversão do pecador até a sua ação na vida do crente.


INTRODUÇÃO À PNEUMATOLOGIA

Pneumatolgia é a doutrina do Espírito Santo quanto a sua deidade, seus atributos, obras e operações. O termo vem de pneuma (gr. "o ar", "o vento"), cognato do verbo pnéo, "respirar", "soprar", "inspirar". Significa, na Bíblia, principalmente o espírito humano, que, como o vento, é invisivel, imaterial, dinâmico, potente. Mas pneuma (hb. ruach) diz respeito também ao Espírito de Deus, a terceira Pessoa da Trindade.

Quanto aos atos e operações do Espírito Santo no Novo Testamento, na igreja, como o Parácleto divino prometido pelo Pai, bem como prometido e enviado pelo Filho, essa parte da doutrina da Pneumatolgia é comumente denominada Paracletologia.

Para o crente e a igreja, a doutrina do Espírito Santo é altamente prioritária e indispensável, uma vez que o próprio título "Espírito Santo" denota regeneração, recriação, vivificação, dinamismo, espiritualidade (Jo 6.63; 3.6b; Tt 3.5).

O mesmo título denota santidade, santificação ("Santo").

A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO

Acerquemo-nos deste sublime assunto com reverência, santo temor e oração, tendo em vista que se trata de um assunto difícil, haja vista o Espírito Santo não falar de si mesmo (Jo 16.13). O eterno Deus, o Pai, revela muito de si mesmo nas Páginas Sagradas; de igual modo, o Filho. Mas o divino Consolador, não. Daí tratar-se este assunto de um insondável mistério, do qual devemos nos acercar primeiramente pela fé em Cristo (Rm 3.27).

A terceira Pessoa da Trindade não aparece com nomes revelados, como o Pai e o Filho, e sim com títulos descritivos das sua natureza e missão no mundo, entre os homens, bem como através de seus atos realizados.
"Espírito Santo" não é rigorozamente um nome como apelativo, e sim um título descritivo da sua natureza (Espírito) e da sua missão principal (Santo), a de santificar-nos nesta dispensação.

Ele habita nos servos do Senhor Jesus. As suas operações, portanto, são invisiveis, nas profundezas do nosso interior. Todos esses fatos mencionados tornam o estudo sobre o Espírito Santo dificil, cabendo aqui a pergunta: "Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-poderoso?" (Jó 11.7).
Continua....