segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

É TEMPO DE IMITAR


“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1Co 11.1)
Até que ponto devemos imitar alguém? O que a bíblia diz sobre esta questão?
Hoje o que mais vemos é imitadores, em todo lugar e em todos os seguimentos, e como não poderia deixar de ser até no meio evangélico temos imitadores. Um dia desses pude assistir ao vivo e a cores um pregador que começou imitando o conferencista C.J, depois o G.S, depois de quebra M.F, e durante todo tempo copiou descaradamente uma boa parte de um livro do Dr. M.M, pode? Tanto pode que eu vi não foi ninguém que me contou, poderia ser pior? Claro que sim, no final ele demonstrou estar aborrecido com a maioria dos irmãos que não correspondeu a sua mensagem, alias, a sua imitação e mensagem de outro.
Mas enfim, depois que a maioria das igrejas locais começaram a endeusar alguns “pregadores” a coisa ficou feia e infelizmente tende a piorar, não estou sendo pessimista e sim realista. Hoje esta se medindo o pregador não pela mensagem bibliocentrica e cristocentrica que ele prega e sim por sua agenda, fama, palavras de efeitos, por quanto ele consegue manipular a platéia, se ele prega uma mensagem de auto-ajuda, se grita ao microfone, por quantas línguas estranhas ele fala e bota estranhas nisso!, se pula, rodopia, sapateia, bate no púlpito, espanca a bíblia, quantos receba que ele fala, quantos eu profetizo ele diz, quantos eu determino ele solta, quantas vezes que diz estar vendo anjos sobrevoando a igreja, chega!!! Mais existe muito mais.
Só uma pergunta! Porque é que continuamos a aceitar esses tipos de coisas em nossas igrejas?
O que é imitar? Segundo o Dicionário Aurélio é:
1.Fazer exatamente (o que faz uma pessoa ou animal); reproduzir à semelhança de:
2.Ter por modelo ou norma:
3.Tentar reproduzir o estilo ou a maneira de (um artista):
Na bíblia encontramos diversos textos dizendo para sermos imitadores, Paulo o apostolo fala por diversas vezes sobre imitar (1 co 4:16; 1 Co 11:1; Ef 5:1; Fl 3:17; 1Ts 1:6; 1 Ts 2:14; 2 Ts 3:9), o escritor aos Hebreus 6:12 também diz que devemos ser imitadores, não resta dúvida que em se tratando de imitar a própria Palavra de Deus nos ensina que assim devamos proceder.
Então qual é o problema? O problema é que no meio evangélico está aparecendo imitadores de famosos pregadores, cantores etc.. Lemos em Filipenses 3:17 Sede, também, meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam”. Paulo exortar a cada crente a se guardar dos maus obreiros e cultivar o fruto do Espírito, ou seja, quando Paulo manda que os irmãos o imitem estava dizendo da sua busca constante por uma vida justa e piedosa, santificada,ou seja, o ministério de Paulo era um ministério autentico e transparente e não um ministério de fachada como já havia na época de Paulo e que nos nossos dias não é diferente. Hoje na maioria das vezes o que vemos são pessoas querendo imitar o seu cantor, pregador etc.. Mas poucos são os que estão dispostos a imitarem o caráter de homens que andaram com Deus.
Paulo ainda diz em 1 Corintios 11:1 SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo”. Paulo diz que ele também é de Cristo, ou seja, Paulo não estava confiando em sua justiça própria, mas estava na dependência total de seu maior exemplo, JESUS CRISTO, amigo leitor quem é o seu maior exemplo?
Jesus é o nosso maior exemplo, mas pelo que podemos ver, poucos estão querendo imitar o Mestre por excelência, “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”.(Jo 13:15). JESUS sim deve ser imitado em todos os aspectos, pois ele é: ... Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz.(Is 9.6).
Se eu e você amigo leitor queremos imitar alguém, escutemos o que Paulo inspirado pelo Espírito Santo escreveu aos Filipenses 2:5-8 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.
Em Cristo, o nosso exemplo maior.
JPS