terça-feira, 5 de julho de 2011

PNEUMATOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO (4)


OS ATRIBUTOS DIVINOS DO ESPÍRITO SANTO
Onisciência
Esta é mais uma evidência da deidade do Espírito Santo, o qual sabe e conhece todas as coisas (1 Co 2.10,11). Isso é um fato solene, mormente se considerarmos que Ele habita em nós: "habita convosco, e estará em vós" (Jo 14.17). A primeira parte dessa declaração de Jesus indica a permanência do Espírito Santo em nós ("habita convosco"); e a segunda, a sua presença dentro de nós ("e estará em vós").
Alguém pode estar numa casa e não estar presente nela em determinada ocasião. Porém, o Espírito Santo quer estar sempre presente no crente, como uma das maravilhas dessa "tão grande salvação" (Hb 2.3).
Aos que amam a Deus, o Espírito Santo revela as infinitas e indizíveis bênçãos preparadas para os salvos, já nesta vida, e muito mais na outra (1 Co 2.9,10). Vemos que o Apóstolo Paulo nestes versiculos está falando sobre o caráter de sua pregação aos corintios, um dos aspectos desse caráter é a revelação das profundezas de Deus que só pode ser alcançada mediante a ação do Espirito santo na vida do homem, eis aí o motivo porque muitos estão a falhar ao transmitir a Palavra de Deus, pois estão tentando "adivinhar" os textos sagrados ao invés de mergulhar nas águas do Espirito, e o resultado disso é o que estamos presenciando nos pulpitos de nossas igrejas, mensagens vazias e sem vida.
O profeta Isaias, pelo Espírito, profetizou essas maravilhas (64.4; 52.15). Os demais profetas do Antigo Testamento também tiveram a revelação divina dessas coisas admiraveis que os santos desfrutarão na glória (1Pe 1.10-12). O Espírito também revelou aos escritores do Novo Testamento essas maravilhas consoladoras, inclusive a Paulo (1 Co 2.10).
Ele é o nosso divino Mestre na presente dispensação da Igreja (1Co 2.13), como já estava predito em Provérbios 1.23. Concernente a esta missão do Espírito Santo, Jesus declarou: "Esse vos ensinará todas as coisas" (Jo 14.26). O texto de Lucas 12.12 também é bastante elucidativo quanto a mais esta ação do Espírito na igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário